sábado, 30 de outubro de 2010

Maioria de latinos que vive nos EUA se vê discriminada, aponta pesquisa.



"A maioria dos latinos que vivem nos Estados Unidos acha que o grupo sofre discriminação no país, e o status imigratório é, para mais de um terço deles, a principal razão do preconceito.
Segundo pesquisa divulgada ontem pelo Pew Hispanic Center, 61% dos latinos afirmam que a discriminação é um "grande problema", contra 54% que diziam o mesmo em 2007. Naquele ano, 23% atribuíam a intolerância à situação ilegal; hoje, o número subiu para 36%.
O centro ouviu 1.375 adultos hispânicos por telefone fixo e celular, entre 17 de agosto e 19 de setembro. A margem de erro é de 3,3 pontos percentuais.
A conclusão da pesquisa é que "a revolta política nacional contra a imigração ilegal criou novas divisões entre os latinos e intensificou suas preocupações com a discriminação contra os membros do seu grupo étnico --incluindo aqueles que nasceram nos EUA ou imigraram ilegalmente".
Mais da metade dos latinos afirmou aos pesquisadores ter medo de que amigos, familiares ou eles mesmos sejam deportados.
A falta de uma reforma imigratória é tida como uma das principais razões pelas quais os hispânicos não se sentem estimulados a votar nas eleições legislativas da próxima terça-feira. (...) "

Fonte: Folha de São Paulo, 29/10/2010.
Disponível em:  http://www1.folha.uol.com.br/mundo/822201-maioria-de-latinos-que-vive-nos-eua-se-ve-discriminada-aponta-pesquisa.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário